01 a 04 de maio de 2019

I ENCONTRO

INTERINSTITUCIONAL

DE VIOLÃO

São Luís - MA

Certificados do I Encontro Interinstitucional de Violão

QUANDO /

01 a 04 de maio de 2019

ONDE /

São Luís -MA

SOBRE O EVENTO /

I Encontro Interinstitucional de Violão tem a finalidade de promover um espaço de reflexão e aprendizagem, de modo a incentivar o ensino, a pesquisa e a produção artística do violão. O evento se propõe a ser um forte aliado no âmbito de ponderar sobre questões relacionadas à performance, ao ensino e à produção de conhecimento sobre a temática,  promovendo um debate sobre o estudo do violão e fortalecendo a parceria entre as instituições que proporcionam o ensino do instrumento.

Apoio:

Disponíveis as Partituras da Oficina de Prática de Orquestra

Convidados

Joaquim Santos

Violonista e Professor da escola de Música do Estado Maranhão. Estudou violão no Rio de Janeiro e fez seu mestrado em Minas Gerais. No Rio integrou a Camerata Carioca, grupo fundamental para a revalorização e revitalização do choro no Brasil, entre o fim da década de 1970 e início da de 80. Autor das trilhas sonoras de mais de 20 filmes, tendo recebido diversos prêmios Brasil afora.  Presentemente atua com Artes Plásticas, Música e Luthieria.

João Pedro Borges

Estudou violão clássico inicialmente com o professor maranhense Luís Almeida. Em 1970, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com Jodacil Damaceno, Ian Guest e Turíbio Santos, com quem fez curso de Técnica e Interpretação, tendo desenvolvido com o violonista uma série de projetos de ensino e de discos.

Endro Fádell

Bacharel em Violão Erudito, Pós-Graduado em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), estudou Violão Popular no Conservatório de MPB de Curitiba e atualmente é Professor de Violão Erudito e Teoria Musical EMEM. Foi premiado duas vezes no Concurso Latino-Americano Rosa Mística e disputou a final do Concurso Internacional de Violão Vital Medeiros.

Roberto Froes

Coordenador do

I Encontro Interinstitucional de Violão

Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Bacharel em Instrumento (Violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP; Graduado em Educação Artística (Habilitação em Artes Cênicas) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Professor, Ator, Diretor, Músico, Pesquisador e Arte-Educador, Roberto Froes é Professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e também faz parte do quadro de Professores da Escola de Música do Estado do Maranhão desde 1999. Atuou como Professor Substituto do Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão de 2012 a 2014. 

Alessandro Freitas

Formado em violão pela Escola de Música do Estado do Maranhão, Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Maranhão, está se especializando em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes e é mestrando em Ciências da Educação pela Universidad Autonoma de Asunción (Paraguay). É professor de violão na Escola Municipal de Música Maestro Nonato e substituto da EMEM. Além disso é um dos integrantes fundador da Orquestra Maranhense de Violões e também atua como solista em eventos da ilha de São Luís.

Luís júnior

Violonista, Arranjador e Produtor Musical, atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Música pela UFMA. Nascido em Teresina, é filho e neto de músicos, o envolvimento do violonista Luiz Júnior com a música vem desde os oito anos de idade e sua carreira profissional começou Músico experiente, já percorreu o mundo apresentando o seu trabalho. Como violonista, foi vencedor, por seis anos consecutivos (2004 a 2009), do Prêmio Universidade FM, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Marcelo Moreira

Violonista, ex-diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem)  e fundador do Instrumental Pixinguinha.

Domingos Santos

Violonista, professor de violão e integrante do grupo Instrumental Pixinguinha.

e Veja a Programação Completa

© 2019 por I Encontro Interinstitucional de Violão. Para Perguntas /  Envie um e-mail para encontrodeviolao@gmail.com

Orlando Fraga

Concertista e professor de violão. Estudou no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai). Mestre pela The University of Western Ontario (Canadá) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, NY (USA). Professor titular de violão (nível de graduação) e análise musical (nível de pós-graduação) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Maria Verónica Pascucci

Possui Pós-Doutorado em Educação (UFPE), Doutorado em Educação (UNESP), Mestrado em Educação (UnB). Fez curso de Pedagogia Waldorf com especialização em Música no Seminar für Waldorfpädagogik (Alemanha), possui especialização em Regência de Orquestra pela Musikhochschule für Musik und Darstellendekunst (Stuttgart-Alemanha). Graduada em Musicoterapia (Univesidad de El Salvador- Argentina). Atualmente é professora do Curso de Música/Licenciatura e do Mestrado PROFARTES/Música da UFMA.

Cristiano Braga

Concertista e Professor. É Bacharel em violão pela UFMG e Licenciado em musica também pela UFMG, Mestre em Música/Práticas Interpretativas/Violão na UFRGS e professor efetivo do curso de Música Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. Foi vencedor do prêmio jovem músico em 2015, e premiado no concurso nacional Villa Lobos em 2019.

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now